Autoestima: sinais que sua autoestima precisa de cuidados e como cuidar
- Psicóloga Jéssica Nascimento
- 17 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de out. de 2024

O que é autoestima?
A autoestima pode ser compreendida, de modo geral, como a percepção que cada pessoa tem de si mesma, ou seja, como ela se sente em relação a si e os pensamentos e crenças que têm, a seu próprio respeito. São exemplos dessa percepção, o que acreditamos ser capazes de conseguir (e o que não). Também, nossa percepção de valor, ou seja, o que acreditamos que merecer e o que aceitamos, que faça parte de sua vida (e o que não aceitamos).
Deste modo, a autoestima interfere até mesmo em como as pessoas aceitam ser tratadas em seus relacionamentos, sejam eles românticos, familiares, de trabalho ou de amizade. Ela também afeta a autoconfiança, o desenvolvimento profissional e outras áreas da vida.
Alguns aspectos relacionados à constituição da autoestima
Nossa autopercepção, as crenças que temos sobre nós mesmas e nossa percepção de valor são resultados de importantes fatores, como, aprendizagens ligadas a história de vida e influências sociais e culturais.
A constituição da nossa autoestima também está relacionada a elementos como gênero, raça, classe social, relações sociais com familiares e em outros grupos que fazemos parte ao longo da vida.
Outro fator que geralmente está associado a constituição da autoestima são os padrões estipulados socialmente, por exemplo, padrões de sucesso e aparência física.
Compreender quais são os aspectos influenciam sua autoestima e sua maneira de pensar, sentir e agir, relacionada a ela, pode te ajudar a construir uma vida melhor.
Alguns sinais de que a sua autoestima precisa de cuidados
Se cobrar muito
Quando erra sente grande culpa
Se preocupar muito com o que outras pessoas pensam sobre você.
Se comparar em excesso.
Ter dificuldades de estar sozinha/ não gostar.
Sente que as pessoas nunca te dão atenção, amor e cuidado que gostaria de receber.
Se criticar e se julgar com muita frequência
Se identificar com as características acima podem indicar que é importante fortalecer sua autoestima.
Questões para refletir e avaliar como está sua autoestima:
Você se trata com respeito, ou seja, geralmente respeita o que você considera importante, o que valoriza e saber “dizer não” (para pessoas, situações e comportamentos) quando necessário.
Você tem atitudes e pensamentos de compreensão, diante dos seus erros e dos seus processos de aprendizagem, ou seja, consegue considerar e validar seus esforços, mesmo quando não atinge as expectativas (suas e de outras pessoas), sem se criticar excessivamente?
Você tem as atitudes de cuidado necessárias, para seu bem-estar geral, ou seja, cuida das diversas áreas de sua vida (tais como cuidados físicos, emocionais e de suas relações)?
Como cuidar da sua autoestima?

Aprender a se tratar com respeito.
Construir uma relação de amor com você mesmo.
Ter mais compreensão com seus erros e processos de aprendizagem.
Fortalecer ações de autocuidado, com as mais diversas áreas da sua vida.
Aprender a se incentivar.
Cuidar da sua autoestima pode te trazer benefícios como melhorar a qualidade das suas relações de um modo geral, inclusive, possibilitar relações românticas mais saudáveis. Fortalecer sua autoconfiança para realizar o que deseja. Reduzir a ansiedade relacionada a dificuldade de lidar com os erros e cobranças excessivas. Aumentar a satisfação com a vida.