top of page

Conheça os sintomas da depressão: vamos conversar sobre eles

  • Foto do escritor: Psicóloga Jéssica Nascimento
    Psicóloga Jéssica Nascimento
  • 18 de fev.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 7 de abr.


Pessoa triste e desmotivada


Você já se sentiu triste por muito tempo? Perdeu o interesse em coisas que antes te faziam bem? Sentiu tristeza ou desesperança?



Esses, podem ser sintomas de depressão. De acordo com o Manual Diagnóstico de Transtornos Mentias (DSM5), os sintomas mais característicos da depressão são:

  • Perda de motivação para atividades antes tinha interesse ou prazer em fazer

  • Humor deprimido, ou seja, sentimentos de tristeza vazio ou desesperança.


Porém, diferente de uma tristeza, que possa ser considerada normal, ou momentânea, quando estamos falando de depressão é diferente. Esses sintomas são sentidos quase todos os dias, na maior parte dos dias e causam intenso sofrimento e prejuízos no funcionamento de áreas da vida importantes da vida das pessoas que os sentem. Por exemplo, a pessoa pode querer se isolar ou ter menor disposição para sair e conversar com pessoas queridas e as vezes até se irritar com mais facilidade. Isso pode causar afastamento dos amigos, prejudicar relacionamentos de casal e de trabalho.


A perda da motivação e tristeza também pode envolver diminuição na qualidade das atividades de trabalho e estudos e em alguns casos afetar até a execução de atividades básicas diárias como para tomar banho e organizar o quarto.

Até mesmo a prática de atividades de lazer e de exercícios físicos podem ser atingidas. Aquela saidinha com os amigos, que antes poderia ser muito esperada, pode ficar sem graça. A vontade de conhecer lugares novos, também.

A disposição para fazer exercícios físicos pode ficar ainda mais difícil durante um período depressivo. Inclusive, pessoas que antes gostavam de fazer exercícios e sentiam satisfação, em ir à academia, correr, dançar, andar de bicicleta etc. podem perder a vontade de sair de casa para fazer o que antes gostava.


Outros sintomas comuns na depressão são:


  • Alterações do apetite (aumento ou perda do apetite). Também, engordar ou emagrecer, sem ter feito dietas ou ter passado por doenças que afetem o sistema digestivo. O sintoma se manifesta diferente para cada pessoa: algumas pessoas podem ficar sem vontade de comer outras podem começar a comer bem mais.


  • Alterações do sono, como insônia ou sonolência excessiva.

Perder o sono por várias noites seguidas; dormir e não descansar; ter dificuldades de pegar no sono ou acordar muitas vezes durante a noite, são sintomas frequentes em pessoas que estão sofrendo com a depressão.

Por outro lado, algumas pessoas podem sentir mais sono que o normal. Terem dificuldade de levantar da cama e sentir mais sono durante o dia.


  • Agitação ou lentidão de pensamento e movimentos, pode ser a agitação excessiva ou, pelo contrário, o fato de a pessoa estar mais cabisbaixa, fazendo as coisas de maneira bem mais lenta do quem em outros momentos da vida, possam ser percebidos por outras pessoas.


  • Perda de energia ou estado de cansaço (físico mental). Por exemplo, já acordar com o corpo cansado ou sensação frequente de exaustão.


  • Diminuição da capacidade de pensar e de se concentrar ou indecisão. Pode ser difícil se concentrar no trabalho, nos estudos, prestar atenção no que outras pessoas falam com você ou esquecer coisas importantes.


  • Sentimento de culpa excessiva ou de inutilidade. Por exemplo, se sentir um fardo para as pessoas; acreditar que não serve para nada, se comparar e sempre se sentir inferior; se sentir culpado por quase tudo que acontece de errado/ruim.


  • Pensamentos recorrentes de morte ou ideação suicida. Como, pensar que a vida não tem sentido, de que seria melhor não estar aqui ou de que morrer traria alívio. Ou já ter tentado se matar ou ter planos para isso.

 

Mas, é importante saber que, sentir alguns desses sintomas, as vezes ou em situações específicas, não significa que você está com depressão.

Para que seja diagnosticado um episódio depressivo, os sintomas acima devem estar presentes quase todos os dias. Além disso, não é necessário ter todos os sintomas descritos, para que uma pessoa sofra de depressão.

O diagnóstico dependerá de vários fatores, como: Tempo de manifestação dos sintomas; a frequência e intensidade em que eles são sentidos; a história de vida da pessoa; seu contexto social e a avaliação de outras possíveis causas para os sintomas, como outras doenças mentais e momentos específicos da vida que podem ser semelhantes a períodos depressivos, como contextos de luto e doença médica grave.

 Por isso é importante uma avaliação profissional.

 

Por que procurar ajuda?


A depressão é uma doença que tem tratamento. A terapia pode te ajudar a identificar os sintomas, entender as causas e encontrar soluções que funcionem para você.  Ela desempenha um papel fundamental no tratamento da depressão, oferecendo ferramentas e estratégias para que você possa compreender e lidar com seus sentimentos e ajudando a construir novos significados para a sua vida e viver com mais motivação energia e felicidade.




bottom of page